Pesca aos chocos e lulas

Horário do programa

Partida do Porto de abrigo pelas 06.00 da manhã

Regresso ao Porto de Abrigo pelas 16.00 da tarde

Preço

40€ por participante

Descrição da atividade

Pesca de Alto Mar em barco, com pesqueiros - zonas de pesca, entre as 5 e 10 milhas em profundidades que variam entre os 5 e os 30 metros.

Espécie alvo de captura: Lulas e Chocos.

Inclui:

  • Aluguer de embarcação com tripulação
  • Seguro para todos os ocupantes
  • Águas
  • Assistente de Pesca

Suplementos disponíveis

Aluguer de todo o material de pesca, Amostras.

Transporte diário Lisboa/Sesimbra/Lisboa - A partir de 25€ por participante!

Mínimo de participantes: 6 participantes

Embarcação: Cabinada com Wc.

Conselhos uteis

Calçado confortável e vestuário adaptado à época do ano


Para reservar ligue
+351 910658555 / +351 916205429
ou envie o email para
info@bolhastours.com

Pesca aos chocos e lulas

No início da Primavera, chegam ao estuário do Sado e à costa de Sesimbra, os chocos. A pesca aos chocos é uma pesca cheia de emoção e é realizada à deriva, o que permite ao pescador embarcado capturar um grande número de exemplares deste magnífico cefalópode.

Também as lulas são abundantes ao longo da costa da Arrábida e da Comporta em Setúbal fazendo-se notar em maior numero nos meses de Inverno e Primavera.

O choco e a lula fazem também parte da dieta de espécies como o Golfinho Roaz Corvineiro, a Corvina e o Pargo, espécies sempre presentes no Parque Marinho Luiz Saldanha e estuário do rio Sado.

Pelo seu enorme valor gastronómico os chocos e lulas são procurados pelos pescadores desportivos e o seu grande numero nesta região faz deste destino um dos melhores da Europa para procurar grandes exemplares destas espécies.

Sesimbra e Setúbal são destinos de eleição tradicionais para a pesca destes cefalópodes sendo parte integrante da gastronomia regional da península de Setúbal e de tradições piscatórias de Sesimbra e de todo o estuário do Rio Sado.

Ainda hoje observarmos nos mares de Sesimbra os pescadores nas suas embarcações tradicionais, - Aiolas, saindo para o mar todas as manhãs para uma jornada de faina aos chocos e lulas.

A Bolhas Tours realiza esta pesca durante todo o ano sendo o final do inverno e Primavera períodos com óptimos resultados em numero de capturas!

Existem diversas técnicas para esta pesca de barco como a pesca tradicional com linha de mão, rolando a pesca pelo fundo do mar esperando o ataque destes predadores vorazes ou mais recentemente a técnica denominada por Eging com cana, carreto e amostras semelhantes a pequenos crustáceos, que simulam o alimento natural destes predadores.

Choco - Os chocos, sibas ou sépias são moluscos marinhos da classe dos Cefalópodes.

Têm oito braços e dois tentáculos com os quais agarram as suas presas.

Têm uma grande capacidade de camuflagem e de mimetismo tal como o polvo com gamas incríveis de cores possibilitadas pela existência de células especiais chamadas de cromatóforos.

São mais activos no período nocturno e têm na sua dieta predilecta camarões ou pequenos peixes. Podem crescer até aos 4 quilos não sendo raro na Costa de Sesimbra e Setúbal capturar exemplares com mais dois quilos de peso.

Lula - As lulas, tal como os chocos são moluscos marinhos da classe dos Cefalópodes.

São animais exclusivamente carnívoros, alimentando-se de peixes, cefalópodes e outros vertebrados, que capturam através da extensão rápida dos braços.

Têm no de bico o seu principal órgão de ingestão formado por potentes e poderosas mandíbulas móveis que cortam e rasgam a presa quando capturadas.

Detentora também de um par de glândulas salivares que se transformaram em glândulas de veneno, a lula mata de forma eficaz as suas presas fazendo deste animal um dos grandes predadores oceânicos.

As melhores dicas para um grande dia de pesca aos chocos e às lulas

  • Use o material adequado e, se necessário, teremos à sua disposição, a possibilidade de alugar canas, carretos e amostras específicas, para tirar o melhor partido do dia da sua saída de pesca ao choco e à lula;
  • Traga sempre bastantes amostras e de diferentes cores para poder verificar durante a sua jornada de pesca qual a que em cada momento do dia lhe dará melhores resultados.
  • Ao manusear o choco ou a lula após a sua captura lembre-se que poderão expelir tinta como meio de estratégia natural de fuga, mantenha as suas capturas em local apropriado e fechado.

Não hesite em nos contactar para mais informações sobre tudo o que necessitará para disfrutar de um excelente dia de pesca aos chocos e lulas!

Reduza a sua pegada ecológica - Promovemos a captura selectiva de exemplares nas nossas jornadas de pesca desportiva de alto mar respeitando medidas mínimas de captura e pesos por forma a todos participarmos activamente no esforço de conservação e sustentabilidade das espécies.

Preços especias para Grupos e Empresas, contacte-nos.