_propertyLinks_mobile_VersatileHTML
 
_call_to_action_mobile_VersatileHTML

Cinco ideias para um fim de semana em Sesimbra!

Cinco ideias para um fim de semana em Sesimbra!

Cinco ideias para um fim de semana em Sesimbra!

  • Mercado Municipal de Sesimbra
  • Fortaleza de Santiago
  • Arte de Rua
  • Restaurantes e Petiscos
  • Passeio de Barco

A vila de Sesimbra situada a 30 km de Lisboa é um destino muitas vezes associado ao verão, as suas praias e areais da costa norte extendem-se por quilómetros infindáveis sendo a praia das Bicas e a praia do moinho de baixo, ou praia do Mexo como é mais conhecida, as mais famosas.

A Sul, protegidas pela Serra da Arrábida encontramos a praia da Vila de Sesimbra com águas calmas com a fortaleza ao centro que a divide nas suas 2 praias, a Oeste da Fortaleza, na direção da Marina a Praia do Ouro e a nascente da Fortaleza, na direção da Arrábida a Praia da Califórnia.

Em época baixa, alem dos preços fantásticos que poderá conseguir por um apartamento, hotel ou uma moradia no campo terá também oportunidade de conhecer com toda a tranquilidade a vila de Sesimbra e os seus mais bem guardados segredos que a fazem ser também um destino de eleição para uma escapadinha de fim de semana a sós ou com a família durante todo o ano.

A nossa proposta:

Image

Dia 1

Depois do check in no hotel, passeie pela marginal de Sesimbra ao som das ondas deliciando-se com a paisagem única desta baía virada a Sul e depois descubra o mercado municipal de Sesimbra.

É nesta altura do dia e em especial aos Sábados, que poderá experiênciar a azafama deste mercado e conhecer o seu pescado, considerado por muitos o melhor do mundo; Peixe-Espada, Pargos, Robalos e Douradas de anzol são muitas das espécies da época que poderá ver aqui à venda, assim como outros produtos regionais como queijos, frutas e hortaliças produzidos localmente no “campo” que é como que as gentes da Vila de Sesimbra se referem ao interior do concelho e às gentes que vivem predominantemente da agricultura, os camponeses – És do Campo? Vens do Campo? São expressões típicas do léxico Sesimbrense; pelo contrário, os habitantes da vila, e que historicamente se dedicaram maioritariamente à pesca são ainda hoje referenciados como os pexitos, pesquem ou não pesquem.

Grande parte do peixe aqui exposto para venda é capturado por barcos locais que realizam uma pesca selectiva através do uso de aparelhos com vários anzóis ou de cana e carreto por exemplo para a dourada valorizando-se assim estas técnicas de pesca artesanais.

Depois de visitar o mercado propomos uma visita obrigatória à Fortaleza de Sesimbra que dista apenas 50 metros do mercado e conheça esta antiga estrutura defensiva da vila que a defendeu durante muitos séculos de ataques piratas.

A Fortaleza de Santiago protegeu a vila de Sesimbra durante mais de 3 séculos, foi mandada construir pelo rei português Dom João IV (1640-1656) sendo terminada de construir em 1648 e fez parte de uma linha de baluartes e fortalezas de proteção da costa da Arrábida.

No séc XXI a Vila de Sesimbra procedeu a obras de conservação e adaptação para o seu novo uso predominantemente cultural deixando de ter uso militar passando a sua posse e gestão para o Município.

Aqui pode encontrar o posto de turismo de Sesimbra onde lhe poderão recomendar várias atividades para a sua estadia em Sesimbra, um café no terraço e esplanada com uma vista magnifica sobre o mar e o recém criado (2016) Museu Marítimo de Sesimbra com uma exposição permanente sobre a história marítima de Sesimbra, tradições e artefactos, uma visita a não perder.

Durante o ano realizam-se também diversas atividades culturais na fortaleza como festivais de musica, exposições itinerantes e eventos que fazem hoje a fortaleza um dos principais polos culturais da vila.

Para o almoço delicie-se num dos muitos bons restaurantes e prove a caldeirada de Sesimbra, o peixe-espada grelhado ou uma massada de peixe; não deixe também de provar os grelhados do “Isaías” na zona antiga, uma das ultimas tabernas típicas de Sesimbra que serve apenas almoços; recomenda-se ir cedo, não há marcação.

Da parte da tarde passeie tranquilamente pela praia e visite na zona velha de Sesimbra as pinturas murais que embelecem portas e muros destas ruas e que fazem parte do projecto de street art “A arte saiu à rua”.

São obras realizadas por artistas convidados para expressarem através da pintura urbana as tradições de pesca da Vila de Sesimbra e que têm sido realizadas desde 2014.

São já um ex-libris da vila e muitas pinturas têm reconhecimento internacional como a pintura “We Love Fish” da autora Salomé Afonso, uma pintura de porta e que se pode ver na Rua Jorge Nunes junto ao largo de Bombaldes.

Contemple o belo por do sol petiscando ao final da tarde numa das várias marisqueiras de Sesimbra como a casa Modesto ou o Rodinhas; prove os búzios, mexilhão, ameijoas, camarão e um sem fim de mariscos das águas de Sesimbra que o farão certamente fazer voltar por mais.

Image

Dia 2

Descubra a zona poente de Sesimbra com um passeio ao longo da Marginal e da praia até à zona das docas, espaço onde se encontra o estaleiro naval, a doca de pesca profissional onde os barcos fazem as descargas diárias do pescado e a zona da Marina de Sesimbra onde se encontram as empresas de atividades outdoor como o mergulho ou os passeios de barco.

A costa de Sesimbra é protegida pela Serra da Arrábida sendo o mar tranquilo e calmo durante todo ano o que permite a realização de tours e passeios por barco para conhecer esta maravilhosa costa, aventure-se numa destas atividades e visite de barco a praia do Ribeiro do Cavalo ou descubra a baía do frade e as suas histórias, será sem duvida uma manhã diferente!

No regresso do passeio um almoço num dos famosos restaurantes desta zona e prove as delicias do peixe fresco dos mares de Sesimbra.

Despeça-se de Sesimbra com a prova do “licor do pescador” bebida liquorosa que aquecia os pescadores em faina e certamente lhe aquecerá também a si a alma neste fim de semana em Sesimbra, tão perto de Lisboa e tão unica no que tem para oferecer durante todo o ano.

Até já!

Informações uteis para este programa:

Mercado Municipal de Sesimbra

Horário

  • De terça a domingo: 7.00 hrs – 14.00 hrs
  • Dias de encerramento: 1 de janeiro, 25 de abril, 1 de maio, 4 de maio e 25 de dezembro

Fortaleza de Santiago

  • Horário
  • outubro a março: 9.00 hrs – 20.00 hrs
  • abril a 14 de junho: 9.00 hrs – 22.00 hrs
  • 15 de junho a setembro: 9.00 hrs – 02.00 hrs

Quem somos Quem somos
Phone +351 910658555 / +351 912265834 (Chamada para rede móvel nacional)
Mail info@bolhastours.com