_propertyLinks_mobile_VersatileHTML
 
_call_to_action_mobile_VersatileHTML

Diário de Bordo – Um verão de Golfinhos, Orcas e Baleias!

Diário de Bordo – Um verão de Golfinhos, Orcas e Baleias!

Iniciou-se o Outono e é altura de fazer o registo das observações de cetáceos do Verão.

Mais uma época de primavera e verão com 100% de avistamentos de golfinho nas nossas saídas diárias de Sesimbra, tendo sido grande parte das saídas de dolphin watch realizadas a Sul e a Sudoeste de Sesimbra.

As espécies mais observadas foram o golfinho comum Delphinus delphis entre grupos de 10 a 50 indivíduos e os Roazes Corvineiros, Tursiops truncatus em especial os golfinhos roazes do grupo Bolle designação dada pelo biológo marinho a este grupo em honra de um dos nossos barcos de observação de cetáceos :).

Este verão foram registados em Sesimbra, num incremento notável em relação a outros anos, um grande numero de crias e juvenis em ambas as espécies, o que significa boas noticias para estas populações.

De salientar que nos golfinhos-comuns as crias e juvenis estavam em grupos bastantes reduzidos, de 4 a 8 indivíduos e encontravam-se perto de terra ao contrário dos grupos maiores que geralmente são avistados entre as 4 e as 7 milhas de terra compostos maioritariamente por adultos.

Pelas nossas observações verificamos que no período da manhã tanto os golfinhos comuns como os Golfinhos Roazes Corvineiros encontravam-se ao largo de Sesimbra em sub-grupos a caçar, juntando-se posteriormente em grupo para se deslocarem à tarde para outras zonas de alimentação, tipicamente para Sudoeste de Sesimbra.

Não foi registada interação destas duas espécies, sempre que ambas foram observadas na mesma saída de observação de golfinhos a outra espécie encontrava-se pelo menos num um raio de 3 a 4 milhas de distância.

Nos dias 13,17 e 28 de Agosto tivemos um dos highlights do Verão com diversos avistamentos de Orcas Orcinus Orca num grupo familiar composta por um grande macho, uma fêmea e uma cria que se mantiveram ao largo de Sesimbra durante 15 dias.

Em todos estes avistamentos foram registados também a presença de golfinhos-comuns em diversos momentos junto das Orcas.

Foram simultaneamente observados cardumes de atuns rabilhos a caçar neste periodo junto à costa da Arrábida, verificando-se mais uma vez que são o alimento principal destas orcas ibéricas que os seguem nas suas rotas migratórias entre Gibraltar e o golfo da Biscaia, passando nos meses de verão pela costa Portuguesa.

Nas observações de baleias temos esta época apenas um registo no dia 24 de Agosto de uma baleia comum Balaenoptera physalus com aproxidamente 18 metros que veio a superficie apenas por breves segundos respirar e que fez as delicias de todos que connosco partilharam este momento.

Durante todo o mês de Setembro os roazes corvineiros do grupo Bolle e os golfinhos comuns mantiveram-se ao largo de Sesimbra tendo sido os avistamentos mais recentes realizados entre Sesimbra e o Portinho da Arrábida.

As diferentes espécies de golfinhos que avistámos no mês de Agosto e Setembro foram o Golfinho Comum, Golfinho Riscado, Roaz Corvineiro e Orcas.

Da familia das baleias Balaenopteridae apenas um registo de Baleia Comum tendo sido no entanto registado também avistamentos esporádicos de Baleias de Mink e de golfinhos de Risso por outras embarcações.

Porque nem só avistamos cetáceos, também nos passeios de observação de golfinhos em Sesimbra avistamos grandes peixes pelágicos.

Os registos mais significativos que tivemos a bordo das nossas embarcações foram de Espadartes, com os seus grandes saltos, Atuns Rabilho à superficie a caçar, Tubarões Martelo e Azuis na superficie, muitas vezes rodeados por golfinhos-comuns e diversos Peixes Lua Mola mola, maior espécie de peixe ósseo do Mundo e espécie protegida em Portugal, designada como em risco de extinção mundialmente mas que pode ser avistada recorrentemente de Sesimbra ao Cabo Espichel.

Esta riqueza dos fundos marinhos da costa da Arrábida ao Espichel permitem que todas as saídas de observação de golfinhos em Sesimbra sejam diferentes, e sempre com novos motivos de interesse.

Um especial obrigado a todos os nossos cliente e amigos que partilham diariamente com a Bolhas Tours estas incríveis viagens de descoberta dos encantos naturais dos mares de Sesimbra.

Mantemos durante todo o ano as nossas saídas diárias de avistamento de golfinhos e cetáceos a partir de Sesimbra, esperamos por si para mais aventuras!

"Dolphins surf to strengthen friendships, and for the sheer exhilaration of it."
Sir David Attenborough

Quem somos Quem somos
Phone +351 910658555 / +351 912265834 (Chamada para rede móvel nacional)
Mail info@bolhastours.com