DE
Suchen
Zurück zu allen Blogbeiträgen

Cinco ideias para um fim de semana em Sesimbra!

Cinco ideias para um fim de semana em Sesimbra!

Cinco ideias para um fim de semana em Sesimbra!

  • Mercado Municipal de Sesimbra
  • Fortaleza de Santiago
  • Arte de Rua
  • Restaurantes e Petiscos
  • Passeio de Barco

A vila de Sesimbra situada a 30 km de Lisboa é um destino muitas vezes associado ao verão, as suas praias e areais da costa norte extendem-se por quilómetros infindáveis sendo a praia das Bicas e a praia do moinho de baixo, ou praia do Mexo como é mais conhecida, as mais famosas.

A Sul, protegidas pela Serra da Arrábida encontramos a praia da Vila de Sesimbra com águas calmas com a fortaleza ao centro que a divide nas suas 2 praias, a Oeste da Fortaleza, na direção da Marina a Praia do Ouro e a nascente da Fortaleza, na direção da Arrábida a Praia da Califórnia.

Em época baixa, alem dos preços fantásticos que poderá conseguir por um apartamento, hotel ou uma moradia no campo terá também oportunidade de conhecer com toda a tranquilidade a vila de Sesimbra e os seus mais bem guardados segredos que a fazem ser também um destino de eleição para uma escapadinha de fim de semana a sós ou com a família durante todo o ano.

A nossa proposta:

Sesimbra

Dia 1

Depois do check in no hotel, passeie pela marginal de Sesimbra ao som das ondas deliciando-se com a paisagem única desta baía virada a Sul e depois descubra o mercado municipal de Sesimbra.

É nesta altura do dia e em especial aos Sábados, que poderá experiênciar a azafama deste mercado e conhecer o seu pescado, considerado por muitos o melhor do mundo; Peixe-Espada, Pargos, Robalos e Douradas de anzol são muitas das espécies da época que poderá ver aqui à venda, assim como outros produtos regionais como queijos, frutas e hortaliças produzidos localmente no “campo” que é como que as gentes da Vila de Sesimbra se referem ao interior do concelho e às gentes que vivem predominantemente da agricultura, os camponeses – És do Campo? Vens do Campo? São expressões típicas do léxico Sesimbrense; pelo contrário, os habitantes da vila, e que historicamente se dedicaram maioritariamente à pesca são ainda hoje referenciados como os pexitos, pesquem ou não pesquem.

Grande parte do peixe aqui exposto para venda é capturado por barcos locais que realizam uma pesca selectiva através do uso de aparelhos com vários anzóis ou de cana e carreto por exemplo para a dourada valorizando-se assim estas técnicas de pesca artesanais.

Depois de visitar o mercado propomos uma visita obrigatória à Fortaleza de Sesimbra que dista apenas 50 metros do mercado e conheça esta antiga estrutura defensiva da vila que a defendeu durante muitos séculos de ataques piratas.

A Fortaleza de Santiago protegeu a vila de Sesimbra durante mais de 3 séculos, foi mandada construir pelo rei português Dom João IV (1640-1656) sendo terminada de construir em 1648 e fez parte de uma linha de baluartes e fortalezas de proteção da costa da Arrábida.

No séc XXI a Vila de Sesimbra procedeu a obras de conservação e adaptação para o seu novo uso predominantemente cultural deixando de ter uso militar passando a sua posse e gestão para o Município.

Aqui pode encontrar o posto de turismo de Sesimbra onde lhe poderão recomendar várias atividades para a sua estadia em Sesimbra, um café no terraço e esplanada com uma vista magnifica sobre o mar e o recém criado (2016) Museu Marítimo de Sesimbra com uma exposição permanente sobre a história marítima de Sesimbra, tradições e artefactos, uma visita a não perder.

Durante o ano realizam-se também diversas atividades culturais na fortaleza como festivais de musica, exposições itinerantes e eventos que fazem hoje a fortaleza um dos principais polos culturais da vila.

Para o almoço delicie-se num dos muitos bons restaurantes e prove a caldeirada de Sesimbra, o peixe-espada grelhado ou uma massada de peixe; não deixe também de provar os grelhados do “Isaías” na zona antiga, uma das ultimas tabernas típicas de Sesimbra que serve apenas almoços; recomenda-se ir cedo, não há marcação.

Da parte da tarde passeie tranquilamente pela praia e visite na zona velha de Sesimbra as pinturas murais que embelecem portas e muros destas ruas e que fazem parte do projecto de street art “A arte saiu à rua”.

São obras realizadas por artistas convidados para expressarem através da pintura urbana as tradições de pesca da Vila de Sesimbra e que têm sido realizadas desde 2014.

São já um ex-libris da vila e muitas pinturas têm reconhecimento internacional como a pintura “We Love Fish” da autora Salomé Afonso, uma pintura de porta e que se pode ver na Rua Jorge Nunes junto ao largo de Bombaldes.

Contemple o belo por do sol petiscando ao final da tarde numa das várias marisqueiras de Sesimbra como a casa Modesto ou o Rodinhas; prove os búzios, mexilhão, ameijoas, camarão e um sem fim de mariscos das águas de Sesimbra que o farão certamente fazer voltar por mais.

 

Sesimbra

 

Dia 2

Descubra a zona poente de Sesimbra com um passeio ao longo da Marginal e da praia até à zona das docas, espaço onde se encontra o estaleiro naval, a doca de pesca profissional onde os barcos fazem as descargas diárias do pescado e a zona da Marina de Sesimbra onde se encontram as empresas de atividades outdoor como o mergulho ou os passeios de barco.

A costa de Sesimbra é protegida pela Serra da Arrábida sendo o mar tranquilo e calmo durante todo ano o que permite a realização de tours e passeios por barco para conhecer esta maravilhosa costa, aventure-se numa destas atividades e visite de barco a praia do Ribeiro do Cavalo ou descubra a baía do frade e as suas histórias, será sem duvida uma manhã diferente!

No regresso do passeio um almoço num dos famosos restaurantes desta zona e prove as delicias do peixe fresco dos mares de Sesimbra.

Despeça-se de Sesimbra com a prova do “licor do pescador” bebida liquorosa que aquecia os pescadores em faina e certamente lhe aquecerá também a si a alma neste fim de semana em Sesimbra, tão perto de Lisboa e tão unica no que tem para oferecer durante todo o ano.

Até já!

Informações uteis para este programa:

Mercado Municipal de Sesimbra

Horário

  • De terça a domingo: 7.00 hrs – 14.00 hrs
  • Dias de encerramento: 1 de janeiro, 25 de abril, 1 de maio, 4 de maio e 25 de dezembro

Fortaleza de Santiago

  • Horário
  • outubro a março: 9.00 hrs – 20.00 hrs
  • abril a 14 de junho: 9.00 hrs – 22.00 hrs
  • 15 de junho a setembro: 9.00 hrs – 02.00 hrs
Kommentare
Schreibe einen Kommentar Close Comment Form
Nur registrierte Benutzer können Kommentare hinterlassen
Blog Archive
Kategorien