ES
Búsqueda
Volver a todas las publicaciones

Partilhas do Oceano

Partilhas do Oceano

Parte 1 - Os Melhores Momentos de Observação de Golfinhos em 2024

Mais um ano repleto de aventuras inesquecíveis nas saídas diárias de observação de golfinhos da Bolhas Tours em Sesimbra.

Situada na serra da Arrábida e voltada a sul, a vila de Sesimbra beneficia da proteção natural desta grande serra contra os ventos predominantes do Norte e Noroeste, típicos da costa portuguesa. Esta localização privilegiada oferece condições ideais para passeios de barco, sendo um excelente ponto de partida para a observação de golfinhos e baleias durante todo o ano.

Esta primeira parte é dedicada aos momentos mais marcantes de 2024, destacando-se informações sobre as principais espécies de golfinhos avistadas e testemunhos de nossos amigos de todo o mundo que nos acompanham nestas expedições diárias.

Realizados até ao momento em Sesimbra, mais de 200 tours de observação de golfinhos e baleias, foram avistadas 6 espécies de golfinhos (golfinho-comum, golfinho-roaz-corvineiro, golfinho-riscado, golfinho-de-risso, orca ibérica e baleia-piloto) e 2 espécies de baleias (baleia-comum e baleia-de-bryde).

O golfinho-comum (Delphinus delphis) é mais uma vez a espécie mais avistada nos nossos passeios de barco. Conhecido pelas suas exibições acrobáticas, especialmente durante a alimentação, o golfinho-comum surpreende todos a bordo com a sua curiosidade e com a sua velocidade, podendo atingir até 50 km/h. A coloração desta espécie, com o seu padrão único de amarelo, cinzento/preto e branco, é verdadeiramente hipnotizante destacando-se por ser o único golfinho no mundo tricolor e abundante nos mares de Sesimbra. Durante a primavera e o verão, grandes grupos de golfinhos-comuns foram observados a caçar em impressionantes frenesis alimentares, acompanhados por diversas aves pelágicas, como as pardelas-baleares (Puffinus mauretanicus), cagarras (Calonectris borealis) e gansos-patola (Morus bassanus) entre tantas outras espécies, que em simbiose, povoam a área do Parque Marinho Professor Luís Saldanha neste período.

O golfinho-roaz-corvineiro (Tursiops truncatus) foi avistado em quase 70% das nossas saídas diárias até à data, e têm como característica, alem da sua grande dimensão - perto de 4 metros nos adultos e 600 kg de peso, ser uma espécie tímida, mas quando confortáveis com a nossa presença, aproximam-se muitas vezes da embarcação demonstrando grande curiosidade. Os golfinhos-roazes são conhecidos pela sua inteligência notável, formando fortes laços familiares dentro dos grupos. Este ano foram avistados grupos de roazes costeiros ao longo da costa da Arrábida, chegando muitas vezes a mais de 50 indivíduos com os juvenis muito interativos e curiosos com as nossas embarcações, aproximando-se repetidamente e efetuando grandes saltos fora de água.

O golfinho-riscado (Stenella coeruleoalba) e o golfinho-de-risso (Grampus griseus) são espécies mais esporádicas de avistar na costa de Sesimbra, tornando cada observação destes golfinhos, um passeio inesquecível. A primeira espécie é facilmente identificada pela risca preta que se estende por todo o corpo, e a segunda destaca-se pela sua coloração mais clara (esbranquiçada) nos adultos e pelas cicatrizes únicas, que se tornam mais visíveis à medida que envelhecem. É uma espécie de golfinho que não interage muito com as embarcações, pelo que preferimos manter sempre um distanciamento suficiente à sua não perturbação quando avistamos indivíduos desta espécie. Este ano grandes grupos de golfinho-riscado puderam ser observados em Sesimbra nos meses de verão em grandes grupos, e, em outras ocasiões, apenas 1 ou 2 indivíduos a caçar em conjunto com os golfinhos-comuns.

A orca ibérica (Orcinus orca) é uma subpopulação singular que existe nas águas ibéricas e se alimenta exclusivamente de atum-rabilho. A sua rota migratória está intimamente ligada à do atum-rabilho, abrangendo o trajeto entre o estreito de Gibraltar e o norte de Espanha, ao longo de toda a costa ocidental Portuguesa. Nos últimos anos, alguns indivíduos desta subpopulação ibérica, denominados por orcas "Gladis" têm interagido com embarcações, especialmente, com veleiros, pelo que o seu avistamento requer certos cuidados como diminuir a velocidade e parar o motor. Este ano, tivemos o privilégio de observar este cetáceo apex a caçar nos dias 19 de julho (6 indivíduos) e 29 de setembro (7 indivíduos), tendo sido seguido o protocolo recomendado pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

A baleia-piloto (Globicephala melas) foi observada a bordo das embarcações da Bolhas Tours por dois anos consecutivos (2022 e 2023) no mês de agosto, tendo sido avistadas este ano apenas em setembro. Observarmos nestes passeios um comportamento muito presente nos indivíduos desta espécie designado por "spy-hopping" que consiste na projeção da cabeça para fora da água verticalmente observando o que a rodeia. Como o nome sugere, os grupos desta espécie são liderados por um líder (o piloto) que guia os restantes indivíduos ao longo das suas migrações. Em paralelos mais tropicais no Atlântico, têm ocorrido alguns arrojamentos de baleias-piloto em praias que poderão estar relacionados a condições oceanográficas atípicas, variações meteorológicas, distúrbios geomagnéticos e desorientação do golfinho líder, entre outros fatores. 

De todas as espécies descritas anteriormente, o golfinho-comum foi a espécie mais observada, tendo marcado presença em todos os tours realizados – o que se traduz na taxa de sucesso de 100%, seguida de perto pelo roaz-corvineiro, com 70% de observação nas nossas saídas diárias ao longo do ano de 2024.

Agradecemos a participação ativa dos nossos visitantes, não só enriquecendo as suas vivências, mas também contribuindo para um melhor entendimento deste ecossistema único em Portugal. Por meio desse contato próximo, na Bolhas Tours promovemos a consciencialização sobre a importância da conservação marinha e do respeito pelo habitat natural destes incríveis mamíferos, destacando sempre a importância de sua preservação.

 

Bolhas

Categorias