Pesca aos chocos e lulas
No início da Primavera, chegam ao estuário do Sado e à costa de Sesimbra, os chocos. A pesca aos chocos é uma pesca cheia de emoção e é realizada à deriva, o que permite ao pescador embarcado capturar um grande número de exemplares deste magnífico cefalópode.
Também as lulas são abundantes ao longo da costa da Arrábida e da Comporta, em Setúbal, fazendo-se notar em maior número nos meses de Inverno e Primavera.
O choco e a lula fazem também parte da dieta de espécies como o Golfinho Roaz Corvineiro, a Corvina e o Pargo, espécies sempre presentes no Parque Marinho Luiz Saldanha e estuário do rio Sado.
Os chocos e as lulas são muito procurados pelos pescadores desportivos devido ao seu enorme valor gastronómico e abundância nesta região, tornando-a um dos melhores destinos da Europa em termos de procura de grandes exemplares destas espécies.
Sesimbra e Setúbal são destinos de eleição tradicionais para a pesca destes cefalópodes sendo parte integrante da gastronomia regional da península de Setúbal e de tradições piscatórias de Sesimbra e de todo o estuário do Rio Sado.
Ainda hoje observamos os pescadores nas suas embarcações tradicionais, as chamadas aiolas, que saem para os mares de Sesimbra para uma jornada de faina aos chocos e às lulas.
A Bolhas Tours realiza esta pesca durante todo o ano, sendo o final do inverno e Primavera períodos com ótimos resultados em número de capturas.
Existem diversas técnicas para esta pesca de barco, das quais se destacam a pesca tradicional (com linha de mão, rolando a pesca pelo fundo do mar à espera do ataque destes predadores vorazes) e a mais recente técnica "Eging" (com cana, carreto e amostras semelhantes a pequenos crustáceos que simulam o alimento natural destes predadores).
Choco - O choco, também designado por siba ou sépia, é um molusco marinho pertencente à classe dos cefalópodes. Apresenta um corpo oval achatado, com uma concha interna, a siba, oito braços com fiadas de ventosas e dois tentáculos extensos e retráteis que são utilizados para a captura de presas. Além disso, exibe uma extraordinária capacidade de camuflagem e de mimetismo, tal como o polvo, cujas gamas de cores incríveis se dão devido à existência de células especializadas – os cromatóforos. Predador noturno, alimenta-se preferencialmente de caranguejos, bivalves e peixes. Podem crescer até aos 4 quilos, não sendo raro a captura de exemplares com mais dois quilos de peso na costa de Sesimbra e de Setúbal.
Lula - Tal como os chocos, a lula é um molusco marinho pertencente à classe dos cefalópodes. Apresenta um corpo alongado e cilíndrico com uma concha interna, o gladius, barbatanas triangulares, oito braços com fiadas ventosas e dois tentáculos não retráteis que são utilizados para a captura de presas. A zona dorsal exibe uma cor rosa-avermelhada com manchas acastanhadas. Exclusivamente carnívora, esta espécie alimenta-se preferencialmente de peixes e crustáceos. Além disso, possui um par de glândulas salivares que se modificaram para glândulas de veneno, que permite a morte eficaz das suas presas, fazendo deste animal um dos grandes predadores oceânicos. As lulas exibem uma capacidade de mobilidade quase singular, através de uma técnica de propulsão a jato, que consiste na sucção da água para dentro da cavidade do manto e na sua posterior ejeção a alta pressão por meio de um funil estreito, podendo o jato ser apontado em todas as direções.
As melhores dicas para um grande dia de pesca aos chocos e às lulas
- Use o material adequado e, se necessário, teremos à sua disposição, a possibilidade de alugar canas, carretos e amostras específicas, para tirar o melhor partido do dia da sua saída de pesca ao choco e à lula;
- Traga sempre muitas amostras e de diferentes cores para poder verificar, durante a sua jornada de pesca, aquela que lhe dará melhores resultados em cada momento do dia.
- Ao manusear o choco ou a lula, após a sua captura, lembre-se que poderão expelir tinta como meio de estratégia natural de fuga, por isso mantenha as suas capturas em local apropriado e fechado.
Não hesite em contactar-nos para mais informações sobre tudo o que necessitará para desfrutar de um excelente dia de pesca aos chocos e lulas!
Reduza a sua pegada ecológica - Promovemos a captura seletiva de exemplares nas nossas jornadas de pesca desportiva de alto mar, respeitando medidas mínimas de captura e pesos, de forma a que todos participem ativamente no esforço de conservação e sustentabilidade das espécies.
Preços especiais para Grupos e Empresas, contacte-nos.